STIEG LARSSON

QUEM É STIEG LARSSON?

STIEG LARSSON

Karl Stig-Erland Larsson (Skelleftehamn, 15 de agosto de 1954Estocolmo, 9 de novembro de 2004), mais conhecido como Stieg Larsson, foi um jornalista e escritor sueco. Destacou-se no cenário internacional pela trilogia Millennium, de sua autoria e lançada postumamente.

Larsson viveu boa parte de sua vida na cidade de Estocolmo, tendo trabalhado no campo do jornalismo e sido pesquisador independente do extremismo político em seu país.

Stieg Larsson foi um dos mais influentes jornalistas e ativistas políticos suecos. Trabalhou na destacada agência de notícias TT. À frente da revista Expo, fundada por ele, denunciou organizações neofascistas e racistas. É co-autor de Extremhögern, livro sobre a extrema direita em seu país.

Por causa de sua atuação na luta pelos direitos humanos, recebeu várias ameaças de morte. Faleceu em 9 de novembro de 2004, aos 50 anos, vítima de um ataque cardíaco. Segundo apurado, o infarto se deu após Larsson subir sete lances de escada até seu escritório na sede da revista Expo, já que o elevador havia quebrado. Houve rumores de que sua morte foi induzida (tendo em vista as várias ameaças de extremistas contra a revista e o próprio Larsson), porém tal hipótese logo fora descartada.

Nascido em 25 de julho de 1954. Em Skelleftehamn, Suécia. Morreu em 9 de novembro de 2004, com 50 anos. Em Stockholm, Suécia .

Genero literario Romance policial.

OBRAS 

Trilogia Millennium.

2008: Os Homens que Odeiam as Mulheres (Portugal) / Os Homens que Não Amavam as Mulheres (Brasil)

2009: A Rapariga que Sonhava com uma Lata de Gasolina e um Fósforo (Portugal)  / A Menina que Brincava com Fogo (Brasil)

2009: A Rainha no Palácio das Correntes de Ar (Portugal) / A Rainha do Castelo de Ar(Brasil)Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

QUER SABER MAIS? ACESSE:

  http://www.trilogiamillennium.com.br/

J. P. Santos.  https://vampitdivulgalivros.wordpress.com.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s