ENTREVISTA DE JUSSARA PIRES – ANTOLOGIA – O MISTÉRIO DAS SOMBRAS

Entrevista Antologia — O Mistério Das Sombras – Jussara Pires dos Santos, brasileira, natural de Salvador/BA. Nascida em vinte e três de junho de mil novecentos e sessenta e um, casada, dois filhos, formada no curso técnico de Instrumentação Industrial. Já participou de alguns concursos literários, tendo seu primeiro conto publicado na Antologia THE KING (lançada esse ano). Desde menina gosta de contar estórias e mesmo que elas nunca sejam publicadas, nunca pensou em parar de contá-las. Contato com o autor (jugloxinia@uol.com.br).
1. Jussara, como você e a literatura se conheceram?
Através de meu pai, ele gostava de ler. Foi a herança que ele me deixou, muitos livros. Mas as minhas primeiras leituras foram os gibis, adorava o “Tio Patinhas”. Até hoje eu gosto. Depois os romances apaixonados, os de suspense, mistério, terror… Passei a apreciar vários gêneros.

2. Por que a profissão de escritor lhe interessou?
Eu nunca vi como profissão o meu gosto de escrever. Simplesmente escrevo, sem compromisso, daí surgem minhas estórias. Simples assim!

3. Por que participar de uma antologia?
Surgiu uma oportunidade de mostrar o que escrevo. Acho que todo mundo que escreve sente essa necessidade de ter quem queira ler suas estórias. Então, arisquei… E aqui estou eu!

4. Fale um pouco sobre O Mistério Das Sombras?
O Mistério Das Sombras é uma antologia interessante, com vários contos carregados de terror psicológico. Bem a cara dos contos de Allan Poe.

5. Como você define o processo que envolve a compilação de uma antologia?
Complicado. São muitos dias de espera para arrumar os textos: revisão, diagramação, confecção da capa… E dessa vez nem abusei do editor, Kkkkk… Mas no final fica tudo muito lindo! Vale a pena esperar.

6. Como você vê o mercado editorial brasileiro para os novos autores?
Olha, estou vendo muitos escritores novos no mercado, mas só escrever não faz ninguém escritor. É preciso talento, profissionalismo e muito empenho para lançar seu livro nas mãos certas… O leitor. E é preciso divulgar.

7. Em sua opinião, é possível viver de literatura no Brasil?
Viver de literatura pra mim é sonho. Bem verdade que muita gente sobrevive dela, mas são poucos os que conseguem viver bem. Porque é preciso ser bom no que você faz para conseguir ter sucesso.

8. De que maneira a internet atua em sua vida de escritor?
Conheci muita gente através da internet que me deu força para ariscar e mandar meu trabalho para uma editora. Conheci alguns editores e escritores que me orientaram. Mas eu não sou escritora… Mas um dia eu chego lá.

9. Qual a influência de Edgar Allan Poe em sua literatura?
As estórias aterrorizantes de Poe lembram muito os pesadelos que temos quando criança, e isso me deu a ideia, de que também poderia externar os meus.

10. Para encerrar: quais seus planos daqui pra frente? Já tem um livro na manga, projetos, publicações?
O destino me pregou uma peça, arisquei participar de vários concursos, na esperança de conseguir ser selecionada em pelo menos um deles. Daí, consegui cinco, mais duas antologias da Multifoco: “The King” e a “Sinistro”; e pela Aped: “Sonhos & Pesadelos” e “Contos Eróticos”. Isso me animou a tentar um livro solo. Mas ainda é muito cedo para falar… Quem sabe um dia…

2013-05-14_00-40-10_258

QUER SABER MAIS? ACESSE:  (jugloxinia@uol.com.br).

VAMPIT.

J. P. Santos, agradece.

https://vampitdivulgalivros.wordpress.com.

Contato:

 jugloxinia@uol.com.br

GOSTOU?

DEIXE SEU COMENTÁRIO.

Deixe uma resposta

